quarta-feira, 3 de março de 2010

O charme dos chatos



"Ah, todo chato é bonzinho/Nunca nos faz nenhum mal/Ah, todo chato é calminho/Como se faltasse sal" Oswaldo Montenegro


Discordo frontalmente. Se tem uma coisa que eu não acho é que todo chato é calminho. Nem bonzinho. E menos ainda que lhe falte sal.

Na verdade eu acho mesmo é que o mundo só gira por causa dos chatos. Imagine se não houvesse ninguém pra achar defeito nas coisas, pra tirar as pessoas da zona de conforto, pra querer fazer diferente. Se não houvesse alguém pra dizer "tá ruim", "tá um tédio", "precisa mudar"...

Ah, esse é o meu tipo de chato. Ontem mesmo estava trocando umas ideias com uma figura que conheci há uns três anos. Tinha um letreiro de neon piscando na cabeça: CHATOOOOOOOOO! Nervosinho, pavio curto mesmo, questionador, cricri... Batata: adorei. Começamos a trabalhar juntos em alguns, juntamos as chatices, foi uma felicidade só.

Hoje a menina dos meus olhos é um projeto dele. Não sai uma vírgula em que ele não tenha mexido, que não tenha questionado ou palpitado. Tenho que confessar que, na hora, dá vontade de pinçar a sobrancelha dele... mas cinco minutos depois já estou morrendo de amores de novo. Eu "góstio"! E tanto questionamos, vamos e voltamos no "durante" que o final sempre parece ensaiado. Aï é aquela rasgação de seda, um fala que o outro foi o responsável por ter dado certo, depois voltamos à resmungação. Tudo perfeito.

Pena é que no Brasil a gente não gosta muito de chato. Pense bem: toda turma tem aquele sujeito que vai lá no balcão da companhia aérea saber o motivo do atraso, que chama o garçom pra reclamar que a coxinha tá encharcada, que liga pra ouvidoria do banco. Ai, como esse cara é desagradável! Estava tudo tão tranquilo e ele aparece pra criar confusão.

Ou será que na verdade estava tudo um marasmo, ou um conformismo, ou uma mediocridade, e o chato apareceu pra dar o grito e tentar melhorar?

"Sou um chato, meu Deus, não me aguento, só me tacando no mar..."

2 comentários:

  1. Ah não!!!! Não me acho chata, mas sou tããão questionadora que as vezes me chamam de chata...rsssss...e de tanto ser chamada de chata, estou aprendendo a me controlar, porque até prá ser chato tem que ter limite. Estou procurando o equilíbrio das coisas, porque também não consigo simplesmente me conformar.
    Se há um tipo que não suporto, são os resignados. a resignação, a meu ver, nos impede de crescer e de sermos nós mesmos. E VIVA OS CHATOS!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Se a gente se conformar, morre de úlcera... rsrssrs. Beijo

    ResponderExcluir

Que bom você aparecer por aqui! Fique à vontade.
Alguns amigos têm comentado que tentam postar comentários mas não conseguem logar. Se acontecer com você, poste como anônimo e assine seu nome... ou então mande o comentário por email. Terei o maior prazer em publicar.