
Eu era uma pessoa muito anti-inverno. Gostava mesmo era do calor, mal via o inverno torcendo para chegar o verão.
Mas, de uns anos pra cá, comecei a perceber as delícias de um friozinho e passei a gostar muito dessa época.
Lembra do post sobre quentar sol? Pois é. Hoje em BH a mínima prevista é de oito graus. Durante a manhã, cheguei a bater queixo. Mal via a hora de chegar o almoço, para depois quentar sol. Aliás, estou escrevendo este post ao sol. Um sol de duas da tarde, já começando a ficar morninho... aquece o corpo e a alma.
E quando o sol se for? Bom, hoje tenho aula até as dez, mas antes vou ter o cuidado de passar no super pra comprar umas coisas e continuar o festival de (pré) inverno. Veja se te agrada:
- Um peito de frango com osso e sem pele
- Meio quilo de mandioca enxutinha
- Duas cabeças de alho
- Uma cabeça de cebola
- Um maço de cebolinha
- Uma pimenta dedo-de-moça
- Creme de leite
- Cogumelos, ervilhas
- Parmesão ralado grosso.
Descasque uma das cabeças de alho, pique a cebola e frite em pouco azeite. Refogue o peito de frango e a pimenta, picadinha. Acrescente um litro e meio de água, aproximadamente, e a mandioca. Ah, pegue a cabeça de alho que sobrou inteira e corte apenas um pedacinho em cima, para expor os dentes. Adicione sal à água e coloque para cozinhar na pressão durante 40 minutos.
Abra e veja se está bom, com cuidado para não queimar a mandioca (estar bom = o frango se derrete e você pode retirar apenas os ossinhos, sem trabalho nenhum). Retire a cabeça de alho inteira e aperte os dentes. Vai sair um creminho maravilhoso que você pode passar em umas torradinhas pra ir beliscando. Abra um vinho, não muito encorpado, para que o gosto não "mate" o sabor do frango.
Se a mandioca não tiver derretido, você pode passar os pedaços pelo mixer ou liquidificador. Acrescente cogumelos picados, ervilhas, aspargos e cozinhe por mais uns dez minutos, mexendo sempre, com a panela aberta.
Pronto. Acerte o sal, acrescente um pouco de creme de leite, polvilhe o queijo ralado e a cebolinha, tome um gole de vinho e ame o inverno!
Ah... já conhece esta receita, né? Bom, então apenas mande uma mensagem dizendo a que horas vem e eu separo uma cumbuquinha, colher e taça para você.
Sacanagem, fui ler de estômago vazio. Me deu muita vontade agora!
ResponderExcluirBeijos
Sílvia
Oi, querida, que bom te ver de novo por aqui! A primeira vez em que eu fiz esse creminho foi na sua casa... a mandioca quase queimou... lembra? Muito tempo! Beijos
ResponderExcluirTô servida, amiga! Deu água na boca, ainda mais que eu tô aqui na Sala dos Professores, esperando o tempo passar, num friozinho do cão e uma fome danada!
ResponderExcluirBeijos
Eu não sabia que vc era comilona assim, magrelinha... tô descobrindo no seu blog. Falando nisso vou tomar posse do seu presente, igual a vc quase fez com meu chocolate com chili! Beijos, saudades
ResponderExcluirNada disso, Dona Vick! Do meu presente eu não abro mão! Faça-me o favor de marcar o dia e local do happy day, ok?
ResponderExcluirBeijocas