
Para mim, paciente não tinha que se chamar paciente. É cliente e pronto, como no caso de qualquer empresa ou profissional. O fato é que a paciência dos pacientes está chegando ao fim.
O tempo dos clientes é tão precioso quanto o dos médicos. Pouca gente pode se dar o luxo de permanecer sentado na sala de espera de um médico durante todo um período, aguardando uma
consulta. E mais: o mínimo que se pode esperar de um profissional SÉRIO é que ele consiga cumprir um horário.
Alguns médicos argumentam que se atrasam porque as consultas duram mais que o esperado. Assim sendo, é simples: basta ampliar os horários. De novo, argumentam que os planos de saúde pagam pouco. Mais uma vez, simples: descubra um diferencial que faça o seu serviço valer mais, e tenha mais clientes particulares. Se todo profissional faz isso, por que um médico não pode fazer?
Não sou economista, mas acredito nas leis do mercado. Se os planos de saúde chegaram ao ponto de pagar 20 reais a um médico por uma consulta, com certeza houve um caminho para que isso acontecesse. Se o preço está tão baixo, provavelmente há muita oferta. Trocando em miúdos: profissionais nivelados, iguais, que oferecem o mesmo tipo de serviço, que não se questionam, não se reinventam, não pensam em oferecer diferenciais ao cliente, como comodidade, simpatia, conforto... coisas de que as pessoas gostam.
Não sei o que as faculdades de medicina ensinam hoje, mas sei que as de dez, vinte, trinta anos atrás deviam ter ensinado que, quando alguém procura um médico, está vulnerável, muitas vezes inseguro, e por isso merece atenção especial, carinho, ou, no mínimo, consideração. A ganância tem levado profissionais a tratar pessoas como se fossem objetos.
Ao invés de tentar encontrar fora de seu consultório o culpado por sua falta de respeito, certos médicos deveriam olhar para dentro de si: que esforço eu tenho feito para me atualizar? Para crescer? Para conquistar meu cliente? Para MERECER ganhar mais?
Ao ligar para marcar uma consulta, a primeira coisa que pergunto é: "o médico é pontual?". Se a secretária responde "não", eu desligo. Minha saúde é preciosa demais para ser entregue a um profissional que não tenha respeito por mim.
O bom atendimento começa pelo acolhimento, querida Vick. E esse acolhimento começa no sofazinho da sala de espera, quando a porta do médico se abre na hora certa, causando um bem-estar danado. Tão simples como o tic-tac do relógio.
ResponderExcluirBeijos
Perfeito, amiga. É incrível o poder que esses profissionais poderiam ter para mudar a vida das pessoas para melhor. Pena que tão poucos dêem importância a isso. Beijos!
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