quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Terapia de Casais Empresarial
Gente, tem muita empresa precisando de terapia urgente.
Outro dia fui trocar uma passagem na Gol. No chat, rezei a missa toda, forneci todos os dados, esperei, até que finalmente a atendente se dignou encontrar um horário. Eu disse "ok". Então ela disse "a senhora quer fazer a troca?" (não, querida, quero bater papo com você!), ao que eu respondi "claro!".
Então o inusitado aconteceu: a atendente disse "senhora, responda sim ou não". Acredita????? Engoli o sapo, devido à minha condição de hipossuficiência (é como a legislação de consumo nos vê em uma situação dessas - totalmente nas mãos de um boçal), depois fiz questão de "zerar" o atendimento na avaliação da Gol. No outro dia, um gerente de não sei o quê me ligou e eu expus a ele a situação, questionando se isso é regra da companhia (talvez o Melvin fosse o presidente, rsrsrs). Para meu alívio, a resposta foi não. Ou seja: a cultura de empresas de aviação, de bancos, de empresas de telecom, está se tornando tão louca que até os atendentes de telemarketing estão incorporando essa postura arrogante e, por que não dizer, sádica, ao tratar o consumidor - que, diga-se de passagem, é quem paga as contas de todos eles.
Mas a parte mais hilária vem agora. Hoje à tarde estava na casa de meus pais, quando liga o tradicional telemarketing do Citibank (gente, esse povo não desconfia???). Decidi dar uma de telemarketing com a moça, para me divertir um pouco. Pois você precisa ver a indignação dela quando eu perguntei de que se tratava. Praticamente exigiu falar com meu pai. Ao ouvir meu riso com o seu "chilique", a moça disse que ligava mais tarde. E voltou a ligar! Às nove e meia da noite. Adivinhe o que ela conseguiu.
O que esse pessoal precisa entender é que marketing é como qualquer relacionamento amoroso. Ninguém vai sair com você para tomar um vinho se você exigir. Ninguém vai querer saber o que você tem a dizer se nem te conhece direito e você tocar campainha às duas da manhã. E, se depois que você conquistar a pessoa, começar a pisar na bola, na primeira oportunidade ela te troca por outro.
Será que os executivos dessas empresas paqueram (ou já paqueraram) assim?
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Cê já reservou assento pelo site da cia? Esse é um serviço oferecido e, pra variar, NUNCA dá certo! Reservei as poltronas do meio pra mim e meus dois sobrinhos. Confirmaram por e-mail. No check in, descobrimos que estávamos nos últimos lugares: "É porque a aeronave tem que ficar mais leve na parte de trás, senhora. Por isso deslocamos as crianças pra lá, senhora."
ResponderExcluirClaro que eu ri, claro que o mocinho do guichê ficou puto: "Se preferir, não embarque, senhora."
Agora chupa essa manga! (com chili...)
Pois é, querida Vick. Já inventaram o marketing esportivo, ecológico, de varejo, relacionamento e de guerra também. Um marketing burro, onipotente e unilateral que não considera quem está do outro lado da linha ou do balcão.
ResponderExcluirO que tem de empresas em crise não está no gibi!
Parabéns pelo blog delicioso, regado a pimenta e chocolate, essa última meu eterno vício!...
Beijos carinhosos da sua desde sempre amiga fã nº 1!