
Estava ali molhando minhas flores e pensando em como, mais uma vez, este ano passou rápido. Pisquei os olhos e já é hora de pensar no ano que vem. Nos anos que vêm. No que os anos vêem.
Pensar no que fizemos. No que não fizemos. No que poderíamos ter feito. No que faríamos diferente.
Nesse ponto, um velho problema dos negócios se repete na vida.
Muitas vezes a gente vai fazer uma pesquisa ou montar um planejamento e vai seguindo as etapas, sem se perguntar: "qual é a pergunta a que eu quero responder? O que eu preciso saber?". Ou "qual é o objetivo da minha empresa? Aonde eu quero chegar?".
Muuuuuuuuito complicado responder isso. Talvez seja o maior desafio de todo o processo. Mas, se a gente não "cola" no cliente para obter essas respostas, todo o trabalho fica solto, sem liga, sem sentido. Como você vai saber que chegou lá, se não sabe onde é lá? Ou vai fazer todo esse esforço simplesmente para sobreviver?
Na vida também é assim. Às vezes a gente se pega trabalhando como um louco, sem tempo para mais nada. Se chegasse aqui um marciano e perguntasse "mas você trabalha pra quê?", a gente responderia "pra ganhar dinheiro". "Mas ganhar dinheiro pra quê?" "pra comprar as coisas que eu quero e preciso". "E pra quê?". "Oras, pra ficar mais feliz, pra ter qualidade de vida". "E o que é qualidade de vida?" "Ah, é conviver com minha família, poder ter conforto, me divertir...".
Nesse momento, provavelmente, o marciano coçaria a cabecinha, olharia na sua cara e diria "devo deduzir que essa vida que você leva está te proporcionando isso?"
...
...
...
...
Silêncio ensurdecedor.
É. Não tem mesmo vento favorável pra quem não sabe aonde quer ir. Ir vivendo a vida, simplesmente, não vai mostrar o caminho. Não adianta reclamar que as coisas não acontecem como a gente gostaria, se a gente não sabe do que realmente gosta. E isso não vale apenas para o trabalho. Permeia tudo: amigos, amor, família.
Agora é hora de pensar: eu sei aonde quero ir? E o principal: "com o que faço no dia-a-dia, eu estou andando nessa direção?".
O primeiro passo para realizar um sonho é se permitir sonhar.
Sonhar para realizar, minha querida amiga Vick! Não é à toa que estes dois verbos dão uma rima tão bonita!...
ResponderExcluirBeijos carinhosos e um Ano Novo cheio de sentido e respostas para a sua vida!
Querida,
ResponderExcluirParte do sentido da minha vida você ajuda a descobrir. Obrigada por ser tão amiga, durante mais um ano. Que venham os almoços de 2011!
Beijos
E como é verdade.... Pra q? Acho q isso é pergunta não de ano novo, mas de todos os dias. Obrigada por fazer parte dos meus porquês, amiga. É muito bom saber que não ando sozinha. Bjs reflexivos :)
ResponderExcluirNossa, como vc tem razão. Tem pouca coisa melhor na vida do que saber que a gente tem companhia nas inquietações... e nas descobertas também!
ResponderExcluirTá chegando, né?
Beijos
Especialmente no final do ano fico assim, com a nítida sensação que corri atrás do meu próprio rabo mais uma vez. Ainda bem que a gente se percebe nessa situação. Um senhor me falou domingo uma coisa que me deixou pensando: "os pais não tem tempo de curtir os filhos, ficam ralando, preocupados e quem os curte somos nós, os avós, que não temos mais tanto com o que preocupar" Afffe, quase morri!
ResponderExcluirEntão, vamos fazer diferente ou vc vai esperar virar vó pra aproveitar a vida? Rsrsrssrs bjs
ResponderExcluir